quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Troika avalia Portugal a partir de hoje


<p>Passos Coelho já defendeu uma revisão do acordo com a <i>troika</i></p>
Add caption
Passos Coelho já defendeu uma revisão do acordo com a troika
 (Tobias Schwarz/Reuters)
A missão conjunta da troika, composta pelo Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu, vai avaliar, a partir desta segunda-feira, o cumprimento do acordo com Portugal.

A próxima tranche do empréstimo, tanto da parte do FMI como da União Europeia, depende de uma nota positiva nesta avaliação que irá ser feita nas próximas duas semanas. Pedro Passos Coelho e o Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, já defenderam publicamente a necessidade de realizar ajustes no programa.

Para além do trabalho de avaliação será ainda realizado o planeamento dos trabalhos que se seguem nos próximos trimestres. Esta é a segunda avaliação trimestral do programa de ajuda internacional a Portugal. A primeira, cujos resultados foram anunciados a 12 de Agosto e antecedidos de uma conferência de imprensa do ministro das Finanças – a anunciar a antecipação do aumento do IVA na electricidade e gás natural para 23 por cento – foi "assombrada" pelo desvio orçamental encontrado na altura nas finanças públicas portuguesas.

Entre o aumento do desvio orçamental detectado e discutido com a troika estiveram factores como a falta de orçamentação de verbas para salários em alguns ministérios, dívidas de duas empresas da Madeira e um maior custo com o BPN do que o previsto.

Mesmo assim, Portugal teve nota positiva na primeira avaliação, o que levou ao desbloqueamento de cerca de 11,5 mil milhões de euros.

noticia tirada site: http://economia.publico.pt/Noticia/troika-avalia-portugal-a-partir-de-hoje-1519781

CONCLUSAO:
Se querem ainda que sobre uns trocos ao final do mes, temos que usar a marmita... E cuidado que quando tal ainda colocam imposto sobre o uso da marmita... Já esteve mais longe...
 

Sem comentários: